Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

2ª Guerra Mundial - A Batalha de Creta (Exclusivo)

A Batalha de Creta (em alemão: Luftlandeschlacht um Kreta; em grego: Μάχη της Κρήτης) foi uma batalha ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial na ilha de Creta, Grécia. Teve início na manhã de 20 de Maio de 1941 quando a Alemanha, em uma invasão aerotransportada, lançou um grande número de pára-quedistas (Fallschirmjäger) na ilha, operação chamada de Unternehmen Merkur (Operação Mercúrio). Os gregos e os Aliados tentaram defender a ilha, usando também civis nativos de Creta.
Após de um dia de batalha, os alemães sob o comando dos generais Kurt Student e Julius Ringel, tinham sofrido muitas baixas e as tropas aliadas estavam confiantes de que iriam prevalecer contra a invasão alemã. No dia seguinte o aeródromo de Maleme no oeste de Creta caiu nas mãos dos alemães, permitindo-lhes enviar reforços e mantimento aos seus soldados. A batalha durou cerca de 10 dias.
A Batalha de Creta foi inovadora em três aspectos: não foi só a primeira batalha onde os Fallschirmjäger foram usados ​​em larga escala, mas também a primeira invasão principalmente aerotransportada na história militar, a primeira vez que os Aliados fizeram uso significativo de inteligência a partir do código Enigma decifrado, e pela primeira vez as tropas alemães encontraram resistência em massa da população civil. Por causa das pesadas baixas sofridas pelos pára-quedistas, Adolf Hitler proibiu novas operações aéreas de grande escala. No entanto, os aliados ficaram impressionados com o potencial dos pára-quedistas e começaram a organizar suas próprias divisões aerotransportadas.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails