Seguidores

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

BBC - Dunquerque

No início de maio de 1940, durante o primeiro ano da Segunda Guerra Mundial, a Força Expedicionária Britânica (BEF) foi posicionada ao lado das forças francesas na fronteira belga. Todos esperavam que a Alemanha invadisse a França a partir do leste, mas dentro de seis semanas a tática de "guerra relâmpago" de Hitler tinha levado suas forças através da Holanda e da Bélgica, e a invasão veio do norte.
Surpresos e desabados, as tropas aliadas caíram de volta aos portos do Canal. Um plano de fuga improvisado foi rapidamente posto em prática pelos britânicos. Entre 26 de Maio e a noite de 3/4 de Junho, cerca de 340.000 homens foram apanhados por cerca de 900 navios, muitos deles pequenos navios de propriedade privada. Desmoralizados, famintos e exaustos, os homens que esperavam nas praias de Dunquerque suportaram dias de bombardeio feroz, enquanto muitos dos barcos que vieram em seu resgate foram afundados, com pesadas perdas de vida.
Dez dias depois, o exército alemão marchou através de Paris, mas a evacuação de Dunquerque tornou-se desde então uma palavra de triunfo diante da adversidade.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails