Seguidores

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

The Battle of Hood and Bismarck - A Batalha Entre o Hood e o Bismarck 2001

Dois dos navios de guerra mais poderosos do mundo são explorados no documentário histórico The Battle of Hood and Bismarck. Em 2001, o explorador americano David Mearns liderou uma expedição internacional que levou à descoberta desses grandes navios. Narrado por Robert Lindsay, este documentário do Channel 4 examina a rica história dos navios adversários durante algumas das maiores batalhas navais da Segunda Guerra Mundial.
 
HMS HOOD
 Hood era um cruzador de batalha - um de uma nova geração de navios de guerra desenvolvidos antes da Primeira Guerra Mundial. Com mais potência e menos blindagem, eles eram mais rápidos que os navios de guerra e foram projetados para ultrapassar e superar os navios inimigos. Sua vulnerabilidade ficou clara na Batalha da Jutlândia em 1916, quando três cruzadores de batalha foram perdidos. Todos os três foram atingidos por tiros que penetraram em sua fina armadura de convés e torre. Apesar desta perda trágica, o Almirantado continuou a construir Hood. Ela foi melhorada de várias maneiras, mas ainda carecia de proteção de armadura. Lançado em 22 de agosto de 1918, o HMS Hood foi o 13º e último cruzador de batalha britânico. Grande, rápida e poderosa, para a população em casa, ela era um símbolo da supremacia da Grã-Bretanha no mundo. No entanto, era um navio antigo, prestes a ser modernizado. A Marinha sabia que, como seus predecessores, ela seria vulnerável a disparos de projéteis. Mas ela era necessária com muita urgência para ser poupada para uma reforma completa.  
 
BISMARCK 
O Bismarck, em contraste, era um navio muito mais moderno. O Tratado de Versalhes de 1919 restringiu severamente a capacidade da Alemanha de se rearmar após a Primeira Guerra Mundial. Essas restrições não foram levantadas até que a Grã-Bretanha e a Alemanha assinaram o Acordo Naval Anglo-Alemão em 1935. Isso permitiu à Alemanha construir uma frota de superfície de até 35% do tamanho da Grã-Bretanha e até 45% no caso de submarinos. Cinco meses depois, o projeto de Bismarck estava completo. Ela foi lançada em 14 de fevereiro de 1939. Uma das características mais significativas deste novo navio era sua capacidade de resistir a danos. O desenho de sua armadura significava que ela estava muito bem defendida contra qualquer adversário em potencial. Armada também com poderosos canhões de 38 cm, ela parecia invencível.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails