Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2022

BBC - Wellington Bomber

Um fim de semana de outono, no início da Segunda Guerra Mundial, em uma fábrica de aviões em Broughton, no norte do País de Gales, um grupo de trabalhadores britânicos, homens e mulheres, decidiu quebrar um recorde mundial de construção de um bombardeiro. Eles conseguiram construir um Wellington Bomber em 23 horas e 50 minutos. Eles trabalharam tão rapidamente que o piloto de testes teve que ser retirado da cama para levá-lo para o ar, 24 horas e 48 minutos após a primeira parte da estrutura da aeronave ter sido colocada.

Então, quem eram os homens e mulheres que fizeram esse recorde do Wellington? A máquina de propaganda da Grã-Bretanha fez um filme de 12 minutos sobre a tentativa e a Peter Williams Television localizou seis deles, um dos quais, Bill Anderson, tinha apenas 14 anos de idade. Sua história da excitação da tentativa, é o coração deste documentário.

O Wellington era uma aeronave especial, como diz o historiador Sir. Max Hastings. Existia muito carinho por aqueles que voaram nele, principalmente porque sua construção geodésica permitia que ele sobrevivesse a enormes danos, como o Tenente de voo 'Tiny' Cooling lembra. Ele voou 67 missões em Wellingtons.

Mais Wellington foram construídos durante a Segunda Guerra Mundial do que qualquer outro avião britânico, exceto o Spitfire e o Hurricane, as estrelas da Batalha da Inglaterra. E inconscientemente, o Wellington, o principal bombardeiro da Grã-Bretanha, desempenhou um papel importante na Batalha da Inglaterra, como este documentário revela.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails