Seguidores

sexta-feira, 25 de maio de 2012

BBC - Secrets of World War II - O Cadáver Que Enganou o Eixo

Em 30 de abril de 1943, um pescador encontrou um cadáver em estado de decomposição na praia de Ponta Úmbria, Huelva (Espanha). O corpo era de um homem adulto vestido com uma gabardina, uniforme e botas, com um maleta amarrada à cintura. Sua carteira identificou-o como o Major William Martin do exército britânico. As autoridades espanholas informaram o caso ao cônsul britânico, Francis Haselden, e em sua presença, abriram a maleta... em seu interior um envelope lacrado do exército britânico.Durantes os seguintes dias, os telegramas de Londres a Madri se tornaram uma constante, diziam que tinham que recuperar o conteúdo do envelope.
Aquela intensa atividade entre Madri e Londres, alertou os espiões alemães que não demoraram em conseguir a informação contida no misterioso envelope: era uma carta pessoal do Tenente Geral Archibald Nye, do Estado Maior Britânico, ao General Harold Alexander, no comando das forças no Norte da África, na qual detalhavam os planos dos aliados:Hitler recebeu a informação e imediatamente ordenou que reforçassem suas posições na Grécia e Sardenha, a Operação Mincemeat foi um sucesso. Os aliados invadiam a desguarnecida Sicília  em 10 de julho de 1943, seu verdadeiro objetivo, enquanto os alemães protegiam a Grécia e a Sardenha.
O bem sucedido plano de contrainformação britânico conseguiu enganar Hitler com o Major William Martin, que na verdade nunca existiu. Tudo foi preparado minuciosamente: procuraram um cadáver na necrotério de Londres (anos depois descobriu-se que era um andarilho chamado Michael Glyndwr); entre seus pertences colocaram cartas de uma namorada e o recibo de uma aliança; para a foto do passaporte procuraram alguém parecido ao morto; sua morte foi publicada no The Times; deixaram o corpo na Espanha sabendo que as notícias chegariam a Berlim... Um plano perfeito.
Resto do Post

6 comentários :

  1. Como faço para ser convidado para o site: http://documentariosguerra.blogspot.com.br/

    Gostaria de baixar esses decumentarios sou um grande fã da segunda guerra mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, me passe um email que lhe explico como proceder direitinho, abração.
      marlonmetal666@gmail.com

      Excluir
    2. Amigo, me passe um email que lhe explico direitinho o procedimento, abração.
      marlonmetal666@gmail.com

      Excluir
  2. Voces são uns merdas, a gente fica procurando filme aqui para depois descobrir que o blog é só para convidados, porque não escrevem isto no blog. vão a merda viu seu fdp

    []

    ResponderExcluir
  3. Que boa educação vc recebeu Ricardo, parabéns !, é por pessoas como vc que eu fechei o blog, estou fazendo alguma coisa proibida ?
    Se vc fosse uma pessoa mais atenta teria lido lá em cima a direita que o blog é para colaboradores.

    ResponderExcluir
  4. Amigo este Ricardo parece pitbull carinha mau educado caramba!!!!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails