Seguidores

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Hitler Versus Picasso e os Outros - Hitler Versus Picasso And The Others

Um relato extraordinário de como Hitler saqueou "a grande beleza" da Europa, a arte que era a expressão da sua cultura
Um tesouro sensacional. Uma grande descoberta. Picasso, Matisse, Renoir e Chagall: pinturas escondidas, saqueadas, banidas e condenadas são finalmente recuperadas e revelam a obsessão nazi pela arte. Começando no caso Gurlitt e a sua enorme coleção, a história verdadeira de obras-primas da arte moderna perseguidas e banidas durante o século XX. Mais de 80 anos depois de Hitler declarar guerra à "arte degenerada", o documentário revela os segredos do tesouro do Führer.
Uma história de detetives que mistura História, arte, investigação e drama humano.
Mais de 80 anos se passaram desde que o regime nazi baniu definitivamente a chamada "arte degenerada", considerada "comunista e cosmopolita". Em 1937 foi organizada uma exposição com o objetivo de estigmatizar publicamente a arte moderna, ao mesmo tempo que decorria nas proximidades uma outra dedicada à arte puramente ariana. No mesmo período, sob as ordens de Hitler e Goering, começou a pilhagem de obras de arte clássica, que iriam ocupar o espaço imaginado que seria o Louvre de Linz, um projeto que nunca chegou a sair do papel. Goering, também ele um compulsivo colecionador, elaborou uma lista de peças que iriam fazer parte da sua residência em Carinhall, perto de Berlim. As obras-primas de arte degenerada seriam vendidas em leilão, as receitas iriam para os cofres do estado e mais tarde seriam usadas para comprar obras que estivessem de acordo com a conceção de arte e o ideal de beleza do regime. As obras foram confiscadas em museus nos territórios ocupados e retiradas da casa de colecionadores particulares, em especial Judeus. A pilhagem continuou até ao fim da guerra com a apreensão de arte nos países atravessados pelas tropas Alemãs.
O documentário, que revela pela primeira vez o Dossier Gurlitt, conta muitas histórias, a maioria relacionadas com três grandes exposições, ponto de partida para revelar o que sucedeu aos tesouros roubados pelos Nazis e a muitas das pessoas envolvidas.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails