Seguidores

domingo, 27 de janeiro de 2019

O Brasil na Batalha do Atlântico

Há 70 anos, em agosto de 1942, em apenas quatro dias, um único submarino alemão atacou cinco navios mercantes e um iate brasileiros, resultando na morte de 607 passageiros. Essa agressão provocou uma série de demonstrações populares de indignação, o que levou o Brasil a declarar o Estado de Guerra, em 31 de agosto.
O documentário “O Brasil na Batalha do Atlântico”, que narra fatos pouco conhecidos da maioria dos brasileiros, como a participação dos ex-combatentes das Marinhas de Guerra e Mercante do Brasil na Segunda Guerra Mundial, apresenta, ainda, depoimentos de veteranos de guerra, pesquisadores e historiadores.
Durante a Batalha do Atlântico, o Brasil escoltou 3.164 navios mercantes em 575 comboios, contudo, no decorrer do conflito, foram afundados 3 navios de guerra e 30 navios mercantes, nos quais faleceram 1.927 pessoas, sendo 469 militares da Marinha, 956 tripulantes dos navios mercantes e 502 passageiros.
O filme encerra a trilogia iniciada com “Senta a Pua!” (2001), do mesmo diretor – sobre a participação do Primeiro Grupo de Aviação de Caça brasileiro na Segunda Guerra Mundial – e “A Cobra Fumou” (2003), de Vinícius Reis – sobre o envolvimento dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira no conflito.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails