Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Especial 100 Anos da Primeira Guerra Mundial

No dia 28 de julho de 1914 o Império Áustro-Húngaro declarou guerra à Sérvia. Esse ato foi o início de um efeito dominó que envolveu países dos cinco continentes e só teve fim em 1918.
Relatos históricos da época mostram que houve uma grande indiferença do Império Austro-Húngaro em relação à morte do príncipe herdeiro Francisco Ferdinando. Sua morte foi apenas uma desculpa para que se iniciasse a já iminente guerra. Nas primeiras horas após ela ter sido declarada começou um bombardeio contra civis na cidade de Belgrado. Durante todo o conflito, 10 milhões de soldados morreram e calcula-se que um número equivalente de civis também tenha morrido.
O principal motivo para o início da guerra foi o jogo de alianças rígidas e sem capacidade de mobilidade que se formou na Europa. A Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, mas jamais faria isso se não tivesse o apoio da Alemanha. Já a Sérvia recebeu o apoio da Rússia, sua única aliada. A Alemanha, por sua vez, já sabia da aliança militar que existia entre Rússia e França, mas não havia garantias de que o país também entraria na guerra.
Todo o plano de guerra alemão envolvia necessariamente uma guerra contra a França e a Rússia. A ideia era se armar contra a França para depois se armar contra sua aliada, o que evitaria uma guerra em duas frentes. Para iniciar esse conflito era mais fácil atacar a Bélgica, um país neutro, fazer um grande cerco sobre Paris e depois empurrar os franceses contra a própria Alemanha. O ataque contra a Bélgica fez com que o Reino Unido entrasse na guerra.
 Todas essas alianças ocorreram em uma semana. Os governos impuseram a realidade da guerra, o que fez com que o nacionalismo ficasse muito forte, levando muitos jovens animados para o campo de batalha. Há, inclusive, uma foto famosa de Munique, na Alemanha, que mostra pessoas comemorando nas ruas a declaração da guerra à França por parte da Alemanha. Entre aquelas pessoas está o jovem cabo Adolf Hitler, que lutou na guerra.
Acreditava-se que a guerra duraria apenas algumas semanas ou meses, mas ela acabou durando mais de quatro anos. As armas que foram inventadas ou utilizadas pela primeira vez no conflito foram as mais destrutivas vistas até então. Foi nesse período que ocorreu o primeiro ataque de armas químicas. A tecnologia da época fez com que a guerra fosse defensiva. Isso mudou o panorama do conflito, já que se acreditava que ele seria de movimentação rápida e acabou sendo a guerra das trincheiras. Além disso, calcula-se que para tentar conquistar 100 metros um país perderia 10 mil soldados em algumas horas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails