Seguidores

sábado, 17 de junho de 2017

The Sinking of the Laconia

Minissérie inglesa em dois episódios que retrata um fato ocorrido no dia 12 de setembro de 1942. Durante a 2ª Guerra Mundial, o navio Laconia, partindo do Egito em direção à Inglaterra, foi atingido por um torpedo alemão próximo da costa africana.
A bordo estavam passageiros de diversas nacionalidades, soldados, prisioneiros de guerra e tripulantes. Sem botes salva vidas suficientes, em uma região enfestada de tubarões, os náufragos lutam para sobreviver quando são surpreendidos por uma inusitada decisão. A cuidadosa produção da BBC inglesa conta os extraordinários eventos que aconteceram no Atlântico Sul em setembro de 1942. A história chega ao ar após cinco anos de pesquisas e oposição por parte daqueles cuja reputação pode ficar manchada.
O drama reconta a bravura do Korvettenkapitän Werner Hartenstein, comandante de submarino alemão que colocou em risco sua própria vida e a de sua tripulação para salvar centenas de passageiros a bordo do RMS Laconia, um navio de cruzeiro requisitado para serviço militar na Inglaterra, e que foi torpedeado por suas ordens a quase mil quilômetros da costa oeste da África.
Após disparar dois torpedos no desavisado Laconia na noite de 12 de setembro de 1942, Hartenstein percebeu que muitos dos quase 3.000 a bordo eram civis, mulheres, crianças e prisioneiros de guerra italianos. Numa série de urgentes telegramas com o Alto-Comando em Berlim, o comandante alemão anunciou sua intenção de resgatar o máximo de sobreviventes possível.

A marinha inglesa desconfiou dos planos de resgate de Hartenstein e, num erro terrível, bombardeiros americanos tentaram afundar o submarino, U-156, mesmo vendo que estava carregado de sobreviventes e exibindo uma cruz vermelha. Muitos afundaram com o navio, muito feridos ou chocados para escapar. Então o U-boat subiu e Hartenstein instruiu os sobreviventes em inglês, levando as mulheres e crianças feridas para dentro para tratamento e servindo sopa e água para todos. Seis meses depois do incidente do Laconia, o submarino de Hartenstein foi afundado, com a perda de toda a tripulação.
Download Membros
Resto do Post

4 comentários :

  1. Filme (e blog) fantástico! Estou fazendo um comentário dele no meu blog http://winstonisback.blogspot.com/ . Irei colocar um link para este post, caso não se importe.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o filme...obrigado pela postagem

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails