Seguidores

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Michael Wittmann Tiger Ace

Michael Wittmann era uma verdadeira lenda viva como comandante de tanques na segunda guerra, nascido em 22 de abril de 1914 em Vogelthal pero Oberpfalz. Filho de fazendeiro, chegou a servir por 6 meses no Reichsarbeitdienst - RAD (Corpo de Trabalhadores Alemães) e me 1934 se alistou como soldado servindo até em 1936 como suboficial. Em 1937 entra na Waffen SS no famoso Leibstandarte SS Adolf Hitler e no mesmo ano recebe seu treinamento em carros de combate em Sd.Kfz.222 e no 232. Em 1939 recebe o comando em Sdkfz 232 na campanha polonesa. Em 1939 serviu na 5a. Panzerspähkompanie e em Fevereiro de 1940 na SS-Sturm-Batterie do LSSAH .

Em 1941 é transferido para leste para a Operação Barbarossa, onde recebeu a sua primeira Cruz de Ferro de segunda classe pela destruição de tanques russos, nos meses ano recebe a Cruz de Ferro de 1a. Classe pela destruição de seis tanques russos em um simples combate. Durante 1942 continua executando grandes atos no front russo, até em 1943 quando recebe seu primeiro Tigre, conseguindo fatos como destruir mais de 30 tanques soviéticos com ele. No final de 1943 é transferido para a Itália para tarefas de treinamento em 1944 já tinha cerca de 56 tanques destruídos em sua contagem, levando a ganhar a Cruz de Ferro de Cavaleiro. A lenda de Wittman foi criada no famoso episódio do Villers-Bocage.
 Visão atual da altura 213 na rodovia nacional N175
O campo de batalha era Normandia, uma zona rural composta de pequenos campos cercados por uma cerca viva composta basicamente de pedras e vegetação, que ajudava em muito a defesa. A estratégia de Montgomery geral era atrair na maioria dos tanques alemães para à área de Caen, debilitando a resistência alemã e facilitando a saída americana. O resultado provaria que era uma idéia muito otimista. O 2º Exército britânico, no flanco esquerdo da cabeça de ponte, enfrentou a maior concentração de divisões de Panzer alemãs, empreendeu uma ofensiva para tomar Caen. O ponto chave era a pequena cidade de Villers-Bocage que era entroncamento de varias estrada que se dirigiam ao sul.
No dia 12 de junho de 1944, O SS-Obersturmfuehrer Wittmann recebeu ordens de garantir o flanco esquerdo do corpo em Villers-Bocage, isso porque era esperado que as forças blindadas britânicas tentassem uma penetração, golpeado para o sul vindo do sudoeste. Não havia unidades Panzer-Grenadiere disponíveis. Wittmann chegou com seis Panzerkampfwagen VI.
Durante a noite de 12 para 13 de junho, Wittmann teve que mudar posição três vezes devido a fogo de artilharia muito pesado. Nas primeiras horas da manhã do dia 13, ele estava perto do Ponto 213 situado a noroeste de Villers-Bocage com cinco Panzerkampfwagen VI operacionais.
Aproximadamente 08:00 horas, o posto de guarda informou a Wittmann que uma grande coluna de tanques inimigos estava avançando ao longo da Caen na estrada de Villers-Bocage. Wittmann que estava na espreita com seu Tigre à 200 metros ao sul da estrada reconheceu um batalhão blindado britânico, seguido por um batalhão de infantaria blindado.
A situação requereu uma ação rápida. Wittmann não pôde dar ordens aos seus homens que estavam um pouco distantes. Ao invés, ele atacou a coluna britânica imediatamente com seu panzer. Este rápido ataque dividiu a coluna inimiga. Wittmann destruiu quatro tanques Sherman a uma distancia de 80 metros, se posicionou com seu Tigre ao lado da coluna, a uma distancia entre 10 a 30 metros, atirando na direção em que estava dirigindo. Dentro de pouco tempo ele destruiu quinze tanques inimigos. Outros seis tanques foram danificados e as tripulações foram forçadas a abandoná-los. O batalhão de escolta em seus blindados de meia-lagarta, quase foi destruído totalmente. Os quatros Panzers de Wittmann levaram aproximadamente 230 prisioneiros.
Bem avançado de sua companhia, Wittmann chegou na aldeia de Villers-Bocage. Uma arma antitanque do inimigo imobilizou o seu panzer no meio da aldeia. Apesar disto, ele destruiu todos os veículos dentro de seu alcance e espalhou a unidade inimiga. Posteriormente, Wittmann e sua tripulação deixaram o panzer avariado e andaram a pé por uns 15 km até a área da Divisão Panzer-Lehr que estava ao norte. Informou ao oficial de operações, recebeu outros quinze PzKpfw IV da Divisão e novamente golpeou Villers-Bocage. Depois de orientar seus homens sobre a situação do combate, Wittmann enviou a 1ª Companhia contra os tanques inimigos e armas antitanque que ainda estavam na aldeia.
Pela sua ação resoluta, Wittmann destruiu uma grande parte da ponta-de-lança inimiga (a 22ª Brigada de Blindada britânica), eles já estavam avançando profundamente retaguarda da frente e, por resolução imediata com a coragem pessoal mais alta, evitou que o perigo ameaçasse toda à frente I SS-Pazer Korp. O Corpo não teve nenhuma outra reserva disponível naquele momento.
Até mesmo dias depois do ataque de Wittmann, só a visão de um tanque alemão causava pânico entre tropas britânicas. Tal era a reputação do Tigre, particularmente quando estava sendo controlado por veteranos da Frente Oriental; a equação era que para todo Tigre eram necessários cinco tanques Sherman, com a probabilidade de se perderem quatro. O resultado do ataque de Wittmann foi a destruição de 25 tanques, 14 meias-lagartas e 14 veículos com metralhadoras bren, como admite a História Oficial britânica. Pelo menos no lado alemão foram postos 3 Tigres fora de combate durante o lutar em Villers-Bocage no dia 13 junho e para este proporção de perdas o avanço Aliado parou durante semanas antes de Caen caísse para os homens de Montgomery.
Wittmann morreu em ação no dia 8 de agosto, durante Operação Totalize, quando seu tanque foi destruído perto da cidade de Cintheaux, depois de ser emboscado por uma companhia de tanques da 1ª Northamptonshire Yeomanry. Seu tanque recebeu dois tiros na lateral direita feitos por um Sherman Firefly, comandado pelo Sargento Gordon. Há quem dia que ele morreu supostamente depois de um ataque aéreo de um Typhoon que lançou um foguete na traseira de seu Tiger.
 Download
Michael Wittmann Tiger Ace
English | Subs: No | AVI | 640x480 | AC3 128kbps | 00:47:39 | XviD | 745 MB
Genre: Documentary
Obs: Ainda não há legendas, mais em breve disponibilizaremos.


Resto do Post

12 comentários :

  1. só vou esperar pelas legendas...realmente uma lenda....

    ResponderExcluir
  2. Também só estou esperando pelas legendas. To louco pra assistir esse documentario. Tenho certeza que é otimo.

    Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Marlon, alguma previsão para as legendas desse documentario?

    Parabens pelo blog novamente, é o melhor.

    ResponderExcluir
  4. mais uma vez parabens, e aguardo ancioso pela legenda.

    the best....
    Luis.

    ResponderExcluir
  5. esperando pelas legendas....

    ResponderExcluir
  6. ANTONIOOOOOOOOO NUNEEEESSSSS!!!!

    ResponderExcluir
  7. As legendas que eram para ser breves acabaram no esquecimento rsrsrsr

    ResponderExcluir
  8. Cade a Legenda companheiro????????????????????????

    ResponderExcluir
  9. Baixei os arquivos e não consigo abrir, alguma dica especial? Alguém pode me ajudar nisso?
    Abçs

    ResponderExcluir
  10. nada das legendas..... rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. É essa legenda pelo que parece ainda está no forno, rsrsrsrs. Acredito que em breve tenhamos a legenda disponibilizada para o bem de todos e felicidades geral do site, que é excepcional quando se trata de 2ª GM. Parabéns por ele!!!
    Abçs e até a legenda chegar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails