Seguidores

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

The Mother of Kings (Matka Królów) 1987 Full HD

Um retrato da história da Polônia no período de 1933 a 1956, visto através dos olhos de uma viúva pobre lutando para criar seus filhos.

Lucja Krol (Magda Teresa Wojcik) dá a luz ao seu quarto filho no chão de seu novo apartamento. Seu vizinho Wiktor, um intelectual comunista, faz amizade com a família, mas logo é enviado para a prisão. Lucja sobrevive à Depressão dos anos 1930 e escapa por pouco de ser presa pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Seus filhos, já crescidos, promovem ardorosas reuniões comunistas em seu apartamento, com a aceitação da mãe. Lucja trabalha duro, mas sem reclamar. Seu filho Klemens é inexplicavelmente preso, acusado pelo novo regime de ter sido um colaborador. Seu ex-vizinho Wiktor, agora um funcionário do alto escalão, tentando defendê-lo, faz campanha pela libertação de Klemens, mas é desonrado e cai em desgraça. Klemens é torturado.

Baseado no romance de Kazimierz Brandys. O filme foi feito em 1982, mas não liberado até 1987, quando a censura tornou-se mais relaxada na Polônia comunista. Filmado em preto e branco para incorporar imagens reais de noticiários da época, ganhou o Grande Prémio em 1988 no Gdansk Festival. Participou do 38º Festival Internacional de Berlim, onde ganhou o Urso de Prata.

Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails