Seguidores

domingo, 10 de setembro de 2023

Série: 1945-1953 - Da Segunda Guerra Mundial à Guerra Fria (From World War to Cold War)

 1945-1953 - Da Segunda Guerra Mundial à Guerra Fria (From World War to Cold War)

02 Episódios Legendados - Qualidade Full HD

Sinopse:

No início da Conferência de Yalta, em 4 de fevereiro de 1945, os "Três Grandes" estavam todos otimistas: a vitória não estava em dúvida, e o acordo que que alcançaram parecia provável que preservassem os valores pelos quais lutaram. No entanto, em apenas alguns meses, nada restaria deste acordo além de diferenças irreconciliáveis. Unidos na guerra, os Aliados revelar-se-iam divididos e rivais na paz. Como explicar um fracasso tão rápido de um esforço real de entendimento? Com a Conferência de Yalta de 1945 a 1953, descubra uma nova ordem mundial traçada por três homens, em busca de uma paz duradoura... que levaria inevitavelmente à Guerra Fria. Combinando imagens de arquivo, fotografias, cartas originais e testemunhos únicos, estes dois episódios revisitam este período crucial da História. Uma imersão total nos anos do pós-guerra e numa nova ordem mundial emergente. Escrito e dirigido por Emilie Lancon; Produção de Martange com televisões francesas

Episódios:

01 - Yalta, o Crepúsculo dos Três Grandes  

Ouça como a Conferência de Yalta de 1945 - na qual Franklin D Roosevelt, Winston Churchill e Joseph Stalin se reuniram para discutir a reorganização da Europa no pós-guerra - levou à inimizade. O que realmente aconteceu em Yalta? Durante uma semana, em fevereiro de 1945, Stalin, Roosevelt e Churchill, os líderes das três grandes potências aliadas contra o nazismo, reuniram-se para discutir o fim da guerra e o futuro do mundo, durante uma das conferências internacionais mais importantes de todos os tempos. . Enquanto no terreno, americanos, britânicos e soviéticos lutavam contra Hitler, nos salões silenciosos de Yalta os Três Grandes, com interesses e ambições diferentes, travavam uma luta impiedosa. Porque para além do seu inimigo comum, os “três grandes” tinham ambições e interesses diferentes, que por vezes procuravam preservar a todo custo. Pressões, blefes, segredos, espionagem, intimidação: este filme conta, a partir das memórias dos participantes e de seus diários, os cativantes bastidores de uma das maiores conferências do século XX. 

02 - O alvorecer da Guerra Fria  

Saiba como, depois de serem irmãos de armas durante a Segunda Guerra Mundial, os Aliados logo ficariam divididos em paz. Como é que uma conferência pós-guerra na Crimeia levou à Guerra Fria? Esta é a história de um confronto que opôs os dois homens mais poderosos do planeta durante oito anos: Stalin, o líder da União Soviética, e Truman, o presidente dos Estados Unidos. Este confronto manteve o mundo em suspense e levou-o à guerra fria. Quando Truman chegou ao poder na primavera de 1945, com a Segunda Guerra Mundial ainda não terminada, os Estados Unidos e a União Soviética eram aliados e lutaram juntos contra a Alemanha nazista. Mas, uma vez derrotado Hitler, os antagonismos e ambições adormecidos durante o conflito ressurgiram. Em poucos meses, as posições congelaram e os dois blocos posicionaram-se um contra o outro, irreconciliáveis... Foi o início da guerra fria. Este filme narra este período crucial da nossa história. Um período de alta tensão, enquanto os Estados Unidos e a URSS adquiriam armas atómicas. Kennan "Long Telegram", bloqueio de Berlim, Guerra da Coreia... Até a morte de Stalin em 1953, as crises se sucederam. Graças aos arquivos desclassificados, aos testemunhos excepcionais de ex-espiões e do neto do Presidente Truman, revivemos a história por dentro e compreendemos como a terrível espiral da Guerra Fria foi posta em prática. 

 

Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails