Seguidores

sexta-feira, 21 de junho de 2019

BBC - The Battle for Malta - A Batalha Por Malta

O historiador James Holland apresenta uma nova análise na Segunda Guerra Mundial, da batalha pela pequena ilha mediterrânea de Malta.

A Batalha de Malta é um dos episódios mais perverso e violento da Segunda Guerra Mundial. A minúscula ilha do Mediterrâneo é menor que a Ilha de Wight, mas entre 1940 e 1942 caíram mais bombas em Malta do que na Grã-Bretanha durante toda a Blitz. Quando as forças do Eixo lançaram tudo o que tinham na ilha, aqueles em Malta foram obrigados a suportar um ataque sustentado do ar e uma rápida deterioração no solo. Além de qualquer forma de austeridade que pudéssemos entender, a pequena Malta estava quase morrendo de fome. A luta do povo maltês contra a opressão foi reconhecida pessoalmente pelo rei George VI, que concedeu a condecoração Cruz de Jorge a toda a ilha. No entanto, o cerco de Malta é apenas metade da história.

Neste documentário, Holland argumenta que a real importância da posição de Malta era seu papel ofensivo, que tem sido amplamente desvalorizado.

Apanhada na mira de uma luta maciça entre a Grã-Bretanha e a Alemanha para controlar as águas marítimas do Mediterrâneo, em 1942 Malta se tornara o local mais bombardeado da Terra. Embora o nível de ataques brutais possa parecer desproporcionado em relação ao tamanho das ilhas, serve apenas para sublinhar a sua importância - pois Malta detinha a chave de toda a guerra no Mediterrâneo e no Norte de África.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails