Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2018

The Secret Nuremberg Notebooks - Os Cadernos Secretos de Nuremberg

Uma visão original do julgamento de Nuremberg, segundo os diários de Leon Goldensohn, o psiquiatra americano dos principais assassinos nazistas antes de sua execução. 
O holocausto e outras questões correlatas, além de causarem horror, tentaram ser compreendidas, também por meio da psicanálise, e a partir dela tentou-se extrair alguma reflexão, compreensão, resposta, para um evento tão cruel e horrível, mas que não impediu de forma alguma que outros se seguissem, para lembrar de Ruanda e Kosovo e mais recentemente, da Grécia, que tem agora campos de concentração de estrangeiros (?!). Ou seja, será que superamos em definitivo o ideal do III Reich?
Durante o julgamento de Nuremberg, um psiquiatra americano, Leon Goldenson, foi designado para acompanhar os algozes do III Reich que foram capturados, para tentar ouvi-los e avaliar, o que os levara até ali, se eram ou não pessoas, iguais a nós.
As anotações de Goldenson, ficaram perdidas ao longo de mais de 40 anos, apenas em 2004 foram reunidas e transformadas em livro, publicado no Brasil como: ” As entrevistas de Nuremberg” – Leon Goldenson, pela Cia das Letras.  Em 2006 foi realizado um documentário, que você vê abaixo, que narra um pouco da experiência e das sessões de escuta do psiquiatra com os prisioneiros de Nuremberg.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails