Seguidores

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A Guerra da Agua Pesada - Kampen Om Tungtvannet

Episódio 05
A série conta a história por trás do plano alemão para obter a bomba atômica durante a 2 Guerra Mundial, e sabotagem de água pesada em Rjukan, Noruega, visto de três ângulos. Pelo cientista alemão Werner Heisenberg, por Henriksen, Gerente Norsk Hydrolos, e Leif Tronstad Director e as missões noruegueses e britânicos de sabotagem dos soldados de plantas de água. Dirigido por Per Olav Sørensen o mesmo Halvbroren.
A história tem três focos. O primeiro gira em torno do cientista alemão Werner Heisenberg (Christoph Bach), vencedor do prêmio Nobel da Física pela descoberta da mecânica quântica. Em 1939, ele é chamado pelo governo nazista para unir-se à equipe que desenvolve a energia nuclear e a bomba atômica.
O segundo foco apresenta a campanha dos aliados para destruir as instalações nazistas. Em 1940, os alemães invadem a Noruega, onde assumem o controle das pesquisas com água pesada realizadas pelo oficial e cientista norueguês Leif Tronstad (Espen Kloumann Høiner) e sua equipe, em uma instalação na hidrelétrica de Vemork, em Rjukan. Tronstad foge e se une à resistência. No ano seguinte, ele vai para a Inglaterra onde ajuda a formar a equipe Gunnerside, parte de uma operação conjunta entre aliados e membros da resistência norueguesa que tem como objetivo destruir as instalações do país onde são realizadas as pesquisas, entre elas, Vemork e Telemark.
O terceiro foco da minissérie são os executivos da Norsk Hydro, complexo hidrelétrico fundado em 1905. Preocupados em manter o emprego dos noruegueses durante a ocupação alemã, eles tentam negociar e criar formas para manter os trabalhos da empresa, ao mesmo tempo em que temem a possibilidade de se tornarem o berço da bomba atômica nazista. A história encerra com os ataques aliados às hidrelétricas.
Episódio 05

Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails