Seguidores

terça-feira, 3 de março de 2015

Asas da Luftwaffe - Ju-87 Stuka

Episódio - Ju-87 Stuka
O Junkers Ju 87, popularmente conhecido como Stuka (do alemão Sturzkampfflugzeug, bombardeiro de mergulho), foi um bombardeiro utilizado pela força aérea alemã (Luftwaffe) e pela Regia Aeronautica (da Itália) durante a Segunda Guerra Mundial.
Batismo de Fogo
A Alemanha utilizou o “Stuka” pela primeira vez na Guerra Civil Espanhola tripulados por pilotos voluntários da Legião Condor. Posteriormente, na campanha da Polónia (1939), contra alvos fixos, como as bases da Força Aérea Polaca. Além disso, a aeronave foi também utilizada para apoiar o avanço alemão, na função de apoio aéreo aproximado, e combater as tentativas polacas de resistência no sul do país.
Vitórias
O “Stuka” foi também utilizado contra navios na Operação Weserübung (invasão da Dinamarca e da Noruega), e contra a França, na Batalha da França em 1940.
As posições fixas das defesas francesas na região de Sedan, foram alvos fáceis para os “Stuka”, embora a incapacidade dos comandantes franceses, demonstrada pela sua recusa em chamar os caças para atacar os “Stukas” tivesse ajudado os alemães. 
Dificuldades
O “Stuka” no entanto, não foi muito útil contra as unidades blindadas francesas, porque os tanques, em movimento, revelaram-se alvos difíceis de serem atingidos.
Primeiras Derrotas

As limitações do projeto do Ju-87 “Stuka” começaram a evidenciar-se apenas quando, em 1940, começou a Batalha da Inglaterra. 336 “Stukas” foram preparados para a missão, inicialmente designados para operações de ataque à navegação no Canal da Mancha. Quando os ingleses passaram a navegar apenas de noite, a utilidade do “Stuka” mostrou-se muito reduzida, pelo que os alemães passaram a utilizar esta aeronave apenas para atacar as bases inglesas como haviam feito na Polónia e na França.
Mas sobre os céus de Inglaterra, a idéia de avião que aterrorizava perdeu efeito. Os radares avisavam os ingleses da chegada de formações de aviões alemães e os “Stukas” tinham que enfrentar os caças britânicos no ar, função para a qual não estavam preparados.
Pensado para atuar em céus dominados pela Luftwaffe, o “Stuka” era muitas vezes completamente varrido dos céus. Em Setembro, num só dia os alemães perderam trinta aparelhos sobre os céus da Inglaterra. A partir daí, o “Stuka” foi pura e simplesmente retirado da operação, limitando-se a pequenas operações no canal da Mancha.
Frente Oriental

Os alemães utilizaram o “Stuka” também na invasão da União Soviética (Operação Barbarossa), mas a enorme dimensão do país, tornou a ação de grupos pequenos de “Stuka”, pouco relevante perante a enormidade das operações em terra e quando começou o inverno Russo, os “Stukas” tornaram-se completamente inúteis, porque os seus motores não conseguiam sequer funcionar (fato ocorrido também com os tanques Panzer).
Devido à sua baixa velocidade e às características do combate aéreo no Fronte Leste, o “Stuka” foi gradualmente substituído em suas funções pelo Focke-Wulf Fw 190 na versão F (caça-bombardeiro), pois este além de mais rápido, podia carregar carga de bombas equivalente, com a vantagem de se tornar um caça após o ataque. O “Stuka” continuou sendo utilizado na versão G. Dotado de dois canhões de 37mm Bk 37, o modelo G ganhou fama no papel de destruidor de tanques.
Arquivo Re-Upado

Download Comum 
Resto do Post

3 comentários :

  1. Mas que maravilha, sensacional post, amigo, gostaria de saber se os audios estão em Português BR ou de Portugal, qual seria o aúdio da série Asas da Luftwaffe ?
    A série já está completa e a disposição já ??
    com todos os capitulos?
    e a série The Wehrmacht está completa e postada já tbm ??
    terei que depositar uma ajuda ao Blog, vc vai liberar imediatamente a senha para eu ter acesso? abraço Lúcia.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucia, Asas da Luftwaffe tem 13 episódios, sendo que 10 estão dublados em Português BR e 3 em Espanhol.
    The wehrmacht é legendado em Português BR.
    Para ter acesso aos downloads é só fazer uma doação no valor que ficar melhor para voçê, depois vai receber uma senha de acesso.
    qualquer dúvida estou por aqui, abração.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos, meu nome é Ryan Muniz sou piloto virtual e um grande entusiasta do Messerschitt Bf-109, a um tempo atras vi no youtube um belíssimo documentário sobre ele infelizmente foram apagadas as três partes do documentário gostaria de obter se possível posso criar uma conta no 4shared pra quem puder me passar, Desde já muito obrigado a todos, boa noite.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails