Seguidores

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

BBC - Primeira Guerra - As Horas Finais

WW1: The Final Hours (BBC2, 9pm) é um documentário sério sobre como o acordo de armistício foi assinado e assinado por três dias, por três negociadores-chave, sentados em lados opostos da mesa em uma carruagem de trem em uma floresta perto de Paris , 100 anos atrás.
Embora possamos ter alguma idéia sobre o Tratado de Versalhes que se seguiu em 1919, a maioria de nós provavelmente é vaga sobre os detalhes deste importante encontro que levou a guerra ao seu término, mas levou diretamente às catástrofes do século XX.
A Grã-Bretanha era representada pelo almirante Rosslyn Wemyss, o autoconfiante comandante da marinha mais poderosa do mundo. A França era representada por Marshall Foch, um guerreiro frio e orgulhoso, determinado a garantir que a Alemanha nunca mais invadisse a França.

A Alemanha, no entanto, enviou um educado católico, ex-professor de escola transformado em político, Matthias Erzberger. Ele nunca tinha visto a Frente, mas antes de chegar a Compiègne ele foi levado em uma turnê para ver o horror para si mesmo, que ele descreveu como pior do que assistir ao leito de morte de seu filho algumas semanas antes.

Wemyss e Foch apresentaram Erzberger com termos muito mais duros do que ele poderia ter previsto. Eles exigiram a rendição da marinha ainda invicta da Alemanha, a terra da Alsácia-Lorena, a ocupação da Renânia e o pagamento de reparações, enquanto se recusavam a levantar o bloqueio que estava reduzindo a população do país à fome. E eles insistiram que ele fizesse sua resposta dentro de 72 horas.

Com tumultos em Berlim forçando a abdicação do Kaiser, Hindenburg ordenou que Enzberger assinasse o armistício, quer ele conseguisse ou não obter concessões. Depois, Erzberger fez um discurso, protestando que "uma nação de 70 milhões poderia sofrer, mas não pode morrer". Foch respondeu “Très bien” e recusou-se a apertar sua mão.

Erzberger pagou com a sua vida a assinatura do Armistício e, no devido tempo, Hitler orquestrou vantajosamente a assinatura do Armistício de 22 de junho de 1940 na mesma carruagem.  

Este é um documentário que encontrou uma maneira de trazer o passado vivo sem fingir demais que é diferente do passado. Observá-lo ajudará você a entender melhor o que é necessário lembrar neste fim de semana.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails