Seguidores

segunda-feira, 4 de junho de 2018

BBC - Defiant Requeim

Em 1944, no campo de concentração nazista de Terezin, o cantor tcheco preso Rafael Schachter formou um coral de 150 prisioneiros judeus para executar descaradamente o Requiem de Verdi diante dos próprios nazistas que os haviam condenado à morte.

Transcendendo os horrores ao redor deles, noite após noite eles ensaiavam em um escuro, mofado e sufocante porão, com um piano quebrado. Em uma mensagem calma de desafio, cada vez que um membro do coral era assassinado pela SS, um novo cantor os substituía. A apresentação final ocorreu em frente aos oficiais de guerra nazistas do campo, visitando oficiais de alta patente da SS de Berlim e crédulos inspetores da Cruz Vermelha trazidos para verificar se os prisioneiros estavam sendo bem tratados.

Este filme apresenta imagens de propaganda nazista sobreviventes de Terezin, uma vez que foi perversamente encenada durante uma visita de inspeção da Cruz Vermelha para parecer uma atraente comunidade judaica. Logo após a apresentação, tanto Schachter quanto a maioria de seu coral seriam enviados para Auschwitz. Mas através da transformação da música de Verdi em uma proclamação de seu espírito ininterrupto e advertência da ira vindoura de Deus contra seus captores, os prisioneiros tinham sido capazes de cantar para seus captores o que eles não ousavam dizer.

Por mais de dez anos, o ilustre maestro americano Murry Sidlin, que descobriu sobre o coro na década de 1990, sonhava em trazer o Requiem de volta a Terezin. Agora, através de imagens de shows, poderosas recordações de sobreviventes, dramatizações cinematográficas e animações evocativas, sua história comovente é trazida à vida.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails