Seguidores

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

BBC - People's Century - Episódio 02 - 1914 Campos da Morte

People's Century é uma série documental de televisão que examina o século XX. Foi uma produção conjunta da BBC no Reino Unido e da PBS  nos Estados Unidos.  A série foi exibida pela primeira vez na BBC nas estações de televisão em 1995, 1996 e 1997 antes de ser exibida em outros lugares do mundo e antes de ser transmitida nos EUA em 1998.
Os 26 episódios de uma hora examinaram os movimentos socioeconômicos , políticos e culturais que moldaram o século XX. A série representou o ponto de partida em documentários que apresentam a história, contando as ações dos grandes homens ; People's Century considera o século a partir da perspectiva das pessoas comuns. A maioria dos entrevistados eram homens e mulheres comuns que testemunharam de perto vários eventos e que dão contas pessoais sobre a forma como os desenvolvimentos e as rupturas do século 20 afetaram suas vidas. 
Episódio 02 - Campos da Morte
Em 1914, Grã-Bretanha, França e Rússia entraram em guerra com a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Turquia. Era o início da I Guerra Mundial. A mobilização dos homens foi feita alegremente, pois pensava-se que a disputa entre os países seria resolvida numa única batalha. Para os futuros soldados - grande parte tinha entre 18 e 20 anos -, a guerra era a oportunidade para começar uma vida nova, independente dos pais. Os jovens vestiam fardas novinhas em folha, marchando para a frente de batalha com a euforia dos homens e, potencialmente, dos heróis. A I Guerra Mundial não foi, porém, a grande aventura que se esperava: as novas armas - canhões, metralhadoras, granadas - , eram engenhos concebidos para matar o maior número possível de seres humanos. Cedo se viu que a guerra seria ganha pelos países que possuíssem maior capacidade industrial, e não pelos melhores guerreiros. Este episódio, traça o percurso do imenso caudal das tropas, dos tempos alegres e despreocupados da mobilização geral até aos horrores dos campos e das trincheiras. Conta com testemunhos de antigos combatentes e com imagens da época.
Resto do Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails