Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Action T4 - Um Médico Nazi - A Doctor Under Nazism

Documentário que relata a história de "Action T4", um nome de código para uma operação hitleriana e do médico que a dirigia, que pretendia eliminar deficiências físicas e mentais e as pessoas consideradas, pelo regime nazi, como inúteis ou antissociais.
A história de Dr. Julius Hallervorden que contribuiu para o assassinato sistemático, ordenado por Hitler, de pessoas com doenças físicas e mentais, recolhendo os cérebros de 690 vítimas para futuras experiências: a operação "Action T4". Por causa deste horrível e triste episódio da história da humanidade, tornou-se num dos principais nomes da ciência na área da patologia cerebral, seguindo uma carreira brilhante no pós-guerra, com toda a impunidade, morrendo coberto de honrarias.
Entre 1939 e 1945, pelo menos 200.000 pessoas com doenças físicas e mentais foram assassinadas...
Resto do Post

terça-feira, 28 de junho de 2016

Aconteceu em 20 de Junho - It Happened on July 20

Sinopse: O filme acompanha o atentado de 20 de julho de 1944, quando o coronel alemão Claus von Stauffenberg e seu ajudante Werner von Haeften voam em direção a Prússia Oriental. Na Toca do Lobo uma bomba explode. Inicia-se então a Operação Valquíria: o último atentado contra a vida de Hitler. O diretor Georg Wilhelm Pabst baseou-se em documentos oficiais para descrever a ação, (onde não incluiu personagens fictícios) e escrever os diálogos.
Resto do Post

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Bom Dia, Vietnã - Good Morning, Vietnam

Saigon, 1965. Adrian Cronauer (Robin Williams) vai para o sudeste da Ásia para trabalhar como dj na Rádio Saigon, operada pelo governo americano. Em contraste com os tediosos locutores que o precederam, Cronauer é bem dinâmico e inicia sempre as transmissões com um sonoro e vibrante "Bom Dia, Vietnã!", tocando músicas que não tinham sido aprovadas por seus bitolados superiores. As piadas que conta durante o programa provocam a indignação de Steven Hauk (Bruno Kirby), seu superior imediato, que tenta sabotá-lo. 
Resto do Post

domingo, 26 de junho de 2016

The Red And The White - Vermelhos e Brancos

Sinopse: Considerado por alguns, como propaganda comunista, o filme é na verdade uma evocação minimalista da falta de sentido da guerra. A história segue o exército vermelho e o exército branco que se enfrentam em meio a revolução russa, liderada por Lênin, transformando o país em uma guerra civil pela formação da União Soviética. O filme mostra os detalhes dessa guerra. Considerado um dos mais fortes e contundentes filmes de guerra já realizados, esta obra-prima é quase desconhecida no Brasil e consagrou o importante cineasta húngaro Miklos Janksó.
Resto do Post

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Guerra! Flagelo de Deus - Westfront 1918

A difícil vida de quatro soldados alemães na Primeira Guerra Mundial: seus dramas dentro e fora do fronte, a camaradagem, as feridas e a morte.
Único filme que mostra o lado dos alemães, e que acompanha as tropas no país até sua incursão na França, em 1918, focando-se nas ações febris nas trincheiras, numa guerra suja, coletiva e sem motivação, apenas a sobrevivência – não há heróis à vista nesta campanha. Também a população civil é vista em sua busca pela pouca comida disponível, sofrendo em longas filas, lidando com as parcas perspectivas. A “licença” sonho de todo soldado, também é motivo de angústia, como a vivida por Karl (Diessel) que, ao voltar para casa, encontra a mulher (Hoessrich) na cama com outro, o açougueiro (Balhaus) – numa situação que descreve a miséria em que as famílias se encontram com seus homens no front. Por isso, o tenente (Clausen) diz que não gosta de licenças, porque seus homens, ao voltar, desanimam os demais. As batalhas, no meio da lama, são verdadeiros combates às cegas, retratadas com uma crueza impressionante, que definem o desperdício de vidas humanas e a ausência de idealismo daquela geração. Pabst denuncia a loucura da guerra e seus efeitos devastadores através das experiências pessoais de quatro soldados alemães no final da 1ª Guerra Mundial.
Resto do Post

Waterloo

Épico histórico que conta a saga de Napoleão, na batalha de Waterloo. Em 1815, após escapar da Ilha de Elba, Napoleão organiza seu exército para participar da luta decisiva na Bélgica contra os exércitos da Inglaterra e da Prússia.
O filme de referência sobre a batalha de Waterloo e um dos mais magníficos títulos de temática napoleônica da história do cinema, produzido por Dino de Laurentiis em associação com a Mosfilm, os estúdios oficiais do regime soviético e assinado por Sergei Bondarchuk, realizador afecto ao regime. Rodado na Ucrânia e em Itália, “Waterloo” contou com a participação de 17 mil soldados do Exército Vermelho e ainda de tropas iugoslavas e de 50 artistas de circo como “duplos”. Rod Steiger num Napoleão intenso e Christopher Plummer num excelente Wellington lideram o elenco internacional, onde surgem ainda nomes como Orson Welles ou Jack Hawkins. Os atores estrangeiros estiveram sob vigilância do KGB durante a rodagem em solo soviético. Foi para se fazerem filmes históricos com o sopro épico e o detalhe de época de “Waterloo” que o cinema também foi inventado.
Resto do Post

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Hitler's Death Army - Divisão SS Panzer Das Reich

 Com os aliados invadindo as praias da Normandia, Hitler ordena o retorno da divisão SS Das Reich, infame divisão elite SS Panzer, mais conhecida por seus assassinatos em massa na Ucrânia e na Bielorrússia, com base naquela época, no sudoeste da França.
Sua missão: para empurrar os Aliados de volta para o Atlântico e virar a maré do conflito a favor dos alemães.
A divisão SS Das Reich, com 15.000 homens e mais de 200 tanques, enfrenta ataques implacáveis ​​da resistência em seus movimentos no norte da França.
Ao longo do caminho, a SS Das Reich conduz represálias cruéis e massacres de civis (Oradour-sur-Glane, Tulle). O documentário vai refazer o último ano do esquadrão da morte de Hitler e seus crimes contra a humanidade.
Veremos também a vida cotidiana destes oficiais da SS, o seu recrutamento e sua formação na Frente Oriental, e tentar entender o que exatamente eram esses homens que perpetraram cruéis massacres.

Episódio 01 - De 06 a 10 de Junho de 1944
No último ano da Segunda Guerra Mundial, a infame Divisão Panzer SS de elite Das Reich fica conhecida por seus assassinatos em massa na Frente Oriental.

Episódio 02 - De 10 de Junho a 08 de Maio de 1944
Com 15.000 homens e mais de 200 tanques, A Divisão Panzer SS Das Reich levou seis dias para chegar a Normandia desde o sul da França, massacrando civis ao longo do caminho.

Resto do Post

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Vincere

Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno) conheceu Benito Mussolini (Filippo Timi) quando ele era apenas um militante socialista radical. Fascinada por ele, resolve se desfazer de suas posses para ajudá-lo no jornal Il Poppolo d'Italia e na criação do Partido Fascista. Eles têm um filho mas, com a chegada da 1ª Guerra Mundial, Mussolini se alista no exército e desaparece. Ida apenas o reencontra no leito do hospital, onde ele está ao lado de sua nova esposa, Rachele (Michela Cescon) e demais filhos, cuja existência era desconhecida de Ida. Logo faz uma aliança com o então rei italiano, Vittorio Emanuele III, que sela sua ascensão ao poder. Vincere resgata um episódio banido da biografia oficial do primeiro-ministro italiano Benito Mussolini, ou seja, a presença de uma mulher, Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno), que foi sua amante e mãe de um filho seu. 
Resto do Post

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Francofonia - O Louvre Sob Ocupação

 
Durante a ocupação nazista, a França vive dias de tensão, mas a arte resplandece com o Museu do Louvre. É lá que as obras em exposição podem ensinar a homens poderosos um pouco mais sobre o valor da vida.
Novo filme do russo Alexander Sokurov. Nele, a ficção recorre a expedientes documentais para refletir sobre a importância da arte, mesmo nos momentos turbulentos. O foco se estreita na ocupação nazista de Paris durante a Segunda Guerra Mundial. O Museu do Louvre é o centro dessa investigação. Nele, a importância das obras artísticas para conquistadores ao longo dos séculos é discutida com metáfora das dificuldades enfrentadas pelo belo para perdurar, para resistir a guerras e outros conflitos.
Sokurov utiliza vários dispositivos para construir Francofonia. Gravações de época, com destaque às imagens da capital francesa estranhamente esvaziada, fotografias e dramatizações, como as protagonizadas por Jacques Jaujard, diretor do Louvre, e o Conde Wolff-Metternich, general nazista em Paris, figuras essenciais para que a França tenha mantido seus tesouros a despeito da vontade dos alemães. Ainda que aqui e acolá o excesso de informação e a palidez de algumas representações tornem o filme ligeiramente enfadonho, a força das imagens e a relevância do painel traçado pela voz de Sokurov, que acessa os porões da História num verdadeiro trabalho de arqueologia, ancora nossa atenção. A sanha napoleônica pela arte de seus conquistados é mencionada e comentada pelo próprio, claro, um ator que percorre o Louvre reivindicando louros a seu personagem. 
Resto do Post

Yanks

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos criaram bases militares na Grã-Bretanha como parte de estratégia de guerra. Muito dos britânicos não gostam da presença dos ‘yankes’, pois os soldados investem nas mulheres da região. Dentre os relacionamentos, conheceremos Helen e John: ele, um capitão do Exército, ela, aristocrática cujo marido está afastado em guerra. 
Resto do Post

domingo, 12 de junho de 2016

Dad’s Army

Em 1944, a Segunda Guerra Mundial está prestes a chegar ao fim. Em Walmington-on-Sea, a guarda local do capitão Mainwaring sofre pela baixa moral. Um dia, uma jornalista glamorosa chega para relatar as façanhas do pelotão. Enquanto isso, o MI5 descobriu um sinal de rádio transmitido de Walmington-on-Sea em direção a Berlim, aparentemente, o trabalho de um espião, dando a Guarda Interna a oportunidade de fazer uma diferença real na guerra.
 Download Membros
Resto do Post

sábado, 11 de junho de 2016

Private Peaceful - Soldado Peaceful

Durante a Primeira Guerra Mundial a história da passagem de dois irmãos pelos campos de batalha e a exuberante dor do seu amor pela mesma garota, das pressões familiares e dos horrores da guerra quando são forçados a se juntarem ao exército britânico no combate contra o exército alemão durante a Batalha de Flandres na Bélgica.
Resto do Post

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Truth - Conspiração e Poder

A produtora da CBS Mary Papes (Cate Blanchett) juntamente com o âncora Dan Rather (Robert Redford) suspeitam de que o presidente George W. Bush foi um dos muitos jovens privilegiados que usou os seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Armando uma exposição, os dois pretendem levar a história ao ar, mas o fato só começa uma guerra entre o poder constituído na tentativa de tirar o crédito das informações, o que abala o emprego dos dois contratados da CBS, quase altera as eleições e quase leva toda a CBS News abaixo.
Resto do Post

quinta-feira, 9 de junho de 2016

The Silent Mountain - O Silêncio da Montanha

Itália, 1915. Os jovens Andreas (William Moseley) e Francesca (Eugenia Costantini) se conhecem no casamento da irmã dele e logo se apaixonam perdidamente. Na mesma época, a Itália declara guerra a Áustria-Hungria e a Primeira Guerra Mundial eclode. Andreas é chamado a lutar no fronte, nas montanhas Dolomitri, localizadas no norte da Itália, mas deixa com Francesca um sinalizador para que ela acenda caso esteja em perigo. Quando o conflito se agrava, o batalhão do rapaz descobre que o seu vilarejo está sendo atacado, e no momento em que a moça pede ajuda, ele precisa decidir entre lutar pelo seu país ou por sua amada.
Resto do Post

quarta-feira, 8 de junho de 2016

D-Day: Hidden Traces - Dia-D: Traços Ocultos

Um documentário sobre a operação que constituiu a maior invasão anfíbia de todos os tempos: o desembarque da Normandia a 6 junho de 1944.
A 6 de junho de 1944, o curso da história e da Segunda Guerra Mundial tomou um novo e definitivo caminho. O desembarque das tropas aliadas na Normandia, foi absolutamente vital para enfraquecer de forma considerável o exército alemão. O Dia D foi uma das batalhas mais marcantes do conflito, senão mesmo a mais marcante.
Na região, ainda é possível vislumbrar diversos resquícios da presença maciça de tropas nas praias do litoral francês. Objetos pessoais como capacetes, emblemas, balas, armas, latas foram descobertas por escavações arqueológicas recentes. Estes vestígios deixados por soldados e civis no campo de batalha, a descoberta de passagens subterrâneas e pontos de observação mantidos em segredo fornecem novos dados sobre a história da Segunda Guerra Mundial. 
Histórias pessoais, entrevistas a especialistas e reconstruções em 3D lançam uma nova luz sobre o desembarque da Normandia e a Segunda Guerra Mundial.
Resto do Post

sexta-feira, 3 de junho de 2016

National Geographic: Hindenburg

Quase todos já viram filmagens do desastre do Hindenburg, quando o orgulho da Alemanha, a maior aeronave a voar até então, explodiu em chamas ao tentar pousar em Nova Jersey, depois de uma travessia transatlântica em 1937. O final ardente do Hindenburg não poderia ter sido mais público, a causa do desastre tem sido objecto de muita especulação, com teorias que vão desde sabotagem a explicação mais mundana de eletricidade estática inflamar o gás hidrogênio altamente inflamável usado para levantar o balão de 804 pés de comprimento. Neste vídeo cativante da National Geographic, filmes de arquivo contam a história da idade dos dirigíveis modernos e possui belas filmagens que levam o espectador para dentro do enorme hangar do dirigível, que permanece até hoje sendo usado como um armazém em Lakehurst, New Jersey. Entrevistas com os membros da tripulação Hindenburg que sobreviveram ao desastre, prestam testemunho vivo sobre a morte de fogo da aeronave, e um ex-engenheiro da NASA fascinado pelo Hindenburg Fornece conclusões intrigantes acerca de como o fogo se espalhou tão rapidamente. As respostas dadas pela ciência moderna indicam que recursos negligenciados na construção do Hindenburg contribuíram para o final dramático, que marcou o fim da era das viagens dos luxuoso e surpreendentes dirigíveis. 
Resto do Post

Lauf Junge Lauf - Run Boy Run

Saga de coragem e compaixão, o filme conta a extraordinária história real de um menino polonês que busca a bondade dos outros na sua luta solitária para enfrentar a ocupação nazista e se manter vivo. Escapando do gueto de Varsóvia, a mando de seu pai, o garoto Srulik, de nove anos, foge para a floresta. Lá, ele aprende a se esconder de patrulhas da SS e vasculhar por comida sob uma ameaça sempre presente de perseguição. Com performances comoventes , o filme é baseado no best seller autobiográfico do autor israelense Uri Orlev.
Resto do Post

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Race 2016

 Em sua jornada épica para ser o maior atleta na história, Owens (Stephan James) escolhe para competir nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, onde ele deve superar não só a concorrência de elite, mas também o clima racial brutal da Alemanha de Adolf Hitler.
O longa acompanha a história real de Owens (Stephan James), corredor americano que disputou os Jogos Olímpicos de 1936 na Alemanha, durante o regime nazista, e com sua vitória desmoralizou as teorias de superioridade racial de Adolf Hitler.
Resto do Post

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails