Apocalypse da Segunda Guerra Mundial - A Agressão
A Agressão: Depois de chegar ao poder e instaurar o sistema Nazi na Alemanha, Hitler pretende dominar a Europa. Sem aviso prévio, o Fuhrer alia-se a Estaline e em 1939 invade a Polónia. França e Grã-Bretanha não têm outra alternativa se não declarar guerra à Alemanha, enquanto os Estados Unidos preferem manter uma posição de neutralidade. Isso não impede que os alemães e os soviéticos continuem calmamente a repartir os territórios da Polónia. A ocidente, começa o período de “Guerra de Mentira”, um período de espera, insegurança, mas também de esperança. No entanto, Hitler continua a conquistar a Europa: invade a Holanda e a Bélgica e prepara um ataque surpresa vindo da densa Floresta de Ardenas, deixando os Aliados sem escapatória possível. Este episódio, retrata imagens da perseguição aos judeus em Lodz Ghetto (na Polónia), da cidade de Estrasburgo completamente desprovida de habitantes e da despedida emocionada de soldados franceses – novos e velhos – na estação Gare de l’Est, em Paris. Podem também ver-se imagens de Hitler durante a sua visita à aldeia austríaca que o viu crescer e enquanto descansava no seu chalé nos Alpes (estas últimas captadas por Eva Braun, a amante do Fuhrer).
Apocalypse da Segunda Guerra Mundial - Derrota Esmagadora
Derrota Esmagadora: No ano de 1940, em França, as linhas defensivas dos Aliados são completamente destruídas pelas tropas alemãs que surgem da supostamente impenetrável Floresta de Ardenas. Os militares britânicos são evacuados das praias de Dunkirk deixando para trás inúmeros veículos e equipamentos militares de grande valor. O exército francês, tido como um dos melhores do mundo, vê o seu número de efectivos diminuir quando cerca de dois milhões de soldados são feitos prisioneiros. No espaço de poucos dias, os alemães conseguem tomar a cidade de Paris. No entanto, Hitler parece ter voltado as suas atenções para a campanha mais a oeste. Este episódio mostra imagens captadas pelos soldados Nazis nas praias de Dunkirk, enquanto os mesmos festejam a sua vitória e gravações de voz feitas pelos Serviços Secretos alemães na assinatura do Armistício Franco-Alemão. Poderá ainda perceber como milhares de civis franceses fugiram da perseguição alemã e como os londrinos se mantiveram firmes apesar de viverem em condições miseráveis – muitos viviam em subterrâneos ou esgotos.
Apocalypse da Segunda Guerra Mundial - Holocausto de Balas
Holocausto de Balas: A cidade de Paris está ocupada, bem como quase todas as capitais europeias, à excepção de Londres que resiste aos bombardeamentos e aos submarinos alemães. Churchill nega-se a assinar a paz. Entretanto, os prisioneiros polacos e judeus são obrigados a trabalhar como escravos para terminarem os edifícios que os Nazis tinham projectado. Hitler, muito preocupado com o rearmamento dos Estados Unidos, decide atacar a URSS para dominar por completo a Europa antes que os Estados Unidos cheguem ao continente europeu. É uma grande aposta para ele. Extasiado com todas as suas vitórias, o Fuhrer está convencido que consegue dominar a Rússia de Estaline em apenas três meses. Ao passar os Estados Bálticos e a Ucrânia, onde a princípio os alemães são recebidos como um exército libertador, a Wehrmacht leva a cabo uma autêntica guerra de extermínio contra os “judeus-bolcheviques”. O apogeu desta operação ficou conhecido como o “Holocausto das Balas”. Mas, de forma inesperada e em parte graças às condições atmosféricas, os soviéticos conseguem defender-se de forma heróica. Este episódio histórico marca o início de um longo pesadelo para os soldados alemães que, doentes, desidratados e sem capacidades sequer para trocar de roupa, são barrados pelo Exército Vermelho quando estão a apenas 30 quilómetros da cidade de Moscovo (o mesmo aconteceu ao General Rommel, que tinha ido em auxílio dos italianos para os desertos do norte de África). Apesar de conseguirem ter salvo a cidade, a URSS fica devastada. Dois dias após a primeira grande derrota de Hitler, o Japão faz um ataque surpresa aos Estados Unidos da América em Pearl Harbour e a guerra assume oficialmente o estatuto de “Guerra Mundial”. Este episódio apresenta imagens dos soldados alemães enquanto estes lutam contra as duras condições atmosféricas da União Soviética.
Apocalypse da Segunda Guerra Mundial - O Momento Decisivo
O Momento Decisivo: Os momentos decisivos deste conflito aconteceram entre 1942 e 1943 em Pearl Harbour, Singapura, na ilha de Midway, Guadalcanal e em Estalinegrado.
Apocalypse da Segunda Guerra Mundial - Os Grandes Desembarques
Os Grandes Desembarques: Os grandes desembarques da Segunda Guerra Mundial aconteceram em 1944 com o Dia D na Normandia e em Saipan no Oceano Pacífico, quase em simultâneo.
Apocalypse da Segunda Guerra Mundial - O Fim do Pesadelo
O Fim do Pesadelo: O fim do pesadelo aconteceu entre 1944 e 1945 com o bombardeamento da Alemanha, o Holocausto, o Dia V, a guerra do Pacífico, os kamikazes e a bomba atómica.
Resto do Post