Seguidores

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Expedição ao Rio da Prata - A Última Batalha do Graf Spee

Couraçado Admiral Graf Spee foi um navio de guerra da Marinha da Alemanha (Kriegsmarine) durante a Segunda Guerra Mundial. O nome do navio é uma homenagem ao Almirante Graf Maximilian von Spee (1861-1914), que morreu, juntamente com dois de seus filhos, na Batalha das Ilhas Falkland em 8 de Dezembro de 1914. O navio celebrizou-se por sua participação como pivô na Batalha do Rio da Prata, travada próxima ao Estuário do Rio da Prata, Uruguai.
Antes da invasão da Polônia, foram 
feitos planos para que o navio navegasse abaixo da Linha do Equador, partindo do porto de Wilhelmshaven, em 21 de agosto de 1939, três dias antes da assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop. Sua função era atuar como navio corsário no comércio do Atlântico Sul. Desta forma, Langsdorff traçou um curso que atravessava grandes linhas de navegação durante a noite para evitar a detecção. Apoiado pelo seu navio de abastecimento, o Petroleiro Altmark, suas ordens eram para afundar navios mercantes britânicos, mas evitar a todo custo o combate com forças inimigas.
 Graf Spee em chamas, antes de naufragar.Após afundar nove navios mercantes, o Graf Spee resolveu tentar uma última investida próxima da bacia do rio da Prata, mas em vez de se deparar com mercantes encontrou uma força inglesa com três navios (HMS Ajax (22), HMNZS Achilles (70) e HMS Exeter (68)). Após um combate confuso, em que o Graf Spee foi danificado, o comandante Hans Langsdorff ordenou que o navio buscasse refúgio no porto de Montevidéu, no Uruguai.
O comandante Langsdorff foi intimado pelo governo uruguaio a deixar o porto, porém os três navios ingleses aguardavam o Graf Spee para um combate final. Em inferioridade numérica, com o navio danificado e com ordens de Adolf Hitler de não o deixar ser capturado pelos ingleses, Langsdorff desembarcou sua tripulação e fez com que o couraçado fosse pelos ares e afundasse completamente, isso sob olhares da imprensa local e estrangeira que registrou o fato. Após isso, o comandante Langsdorff suicidou-se alguns dias depois envolto na bandeira de combate alemã.

Um comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails