Minha lista de Filmes e Documentários

sábado, 29 de outubro de 2016

Mein Kampf: Os Segredos do Livro de Hitler

Hoje a autobiografia do Nazi Adolf Hitler ainda é vendido em todo o mundo. Este livro de 700 páginas, publicado em 1925, foi reeditado várias vezes desde a morte do autor. Como foi escrito? Hitler era realmente o autor? Foram a guerra e o Holocausto realmente inscritos nas suas páginas? Este documentário mergulha profundamente nos segredos de Mein Kampf. Um simples livro de paradoxos: famoso, mas desconhecido, fascinante e repulsivo.
Resto do Post

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Histórias não contadas sobre a II Guerra Mundial

Um documentário da National Geographic que aborda operações secretas que de uma maneira ou outra mudaram o rumo dos acontecimentos na II Guerra Mundial.
E se o sorrateiro ataque submarino japonês tivesse êxito? Os pilotos kamikazes poderiam ter mudado o rumo da guerra no Pacífico? Agora, essas incríveis histórias sobre armas secretas, planos mirabolantes e atos de heroísmo durante a 2ª Guerra Mundial já podem ser contadas.
Testemunhe as ousadas missões secretas dos guerrilheiros da resistência norueguesa para destruir o programa nazista de construção da bomba atômica. Reviva os ataques surpresa ao porto de Pearl Harbor. Descubra os motivos que levavam os pilotos kamikaze - mortais armas japonesas de destruição - a sacrificarem-se para destruir aviões e navios americanos. Conheça o extraordinário esforço individual daqueles que arriscaram suas vidas em "Histórias Não Contadas sobre a 2ª Guerra Mundial".
Resto do Post

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cidades Ocultas - As Trincheiras de Hitler na Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi a guerra mais sangrenta que o mundo já havia conhecido até então. Nesta ocasião, o jovem Adolf Hitler prestou seu serviço militar nas trincheiras e túneis da Frente Ocidental da Bélgica. Acompanhe o anfitrião Don Wildman enquanto ele explora a rede subterrânea onde 24 mil soldados esperavam para emboscar o inimigo, sob o ataque de centenas de bombas por dia.
Resto do Post

Cidades Ocultas - O Último Segredo de Hitler

Em 1940 Hitler e os nazistas deixaram marcas sangrentas por toda a Europa, mas quando os aliados chegaram a Berlim, Hitler transferiu o sistema nervoso de sua máquina de guerra para a República Tcheca, mas aqui em vez de expor abertamente seu poderio militar ele foi para o subterrâneo. Poucos sabem que seus segredos ainda estão aqui.
De um campo de concentração subterrâneo onde prisioneiros torturados eram forçados a construir tanques nazistas a desabamentos suspeitos de minas, que podem conter ouro nazista ou algo pior, a máquina do juízo final de Hitler. 
Pela primeira vez na TV veremos centrais nazistas que poucos sabem existir e as salas onde a resistência Tcheca conspirou contra a ocupação para por fim ao reino de terror de Hitler.
Resto do Post

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

BBC - Os Espiões Que Enganaram O Mundo

Um documentário BBC conduzido pelo jornalista Peter Taylor no qual as razões que justificaram a invasão do Iraque em 2003 são questionadas. Nomeado para Melhor Documentário de Assuntos Atuais no Grierson Awards de 2013.
Doze anos depois da invasão do Iraque, esta investigação pretende demonstrar como as razões apontadas pelos serviços secretos da Grã-Bretanha e dos EUA para justificar a guerra foram baseadas em manipulação, ilusões e mentiras.
O jornalista Peter Taylor fala com alguns dos principais agentes dos serviços secretos e outras fontes de informação, incluindo o desertor iraquiano, com o nome de código "Curveball", cujas fantasias enganaram o mundo. Este documentário pretende revelar a escassez de informação fidedigna sobre a existência de armas de destruição maciça e ainda como duas fontes cruciais próximas de Saddam Hussein foram ignoradas.
Resto do Post

Eretz Amazônia - Os Judeus na Amazônia

Depois dos cearenses e portugueses, a maior contribuição à formação social e cultural da Amazônia veio dos sefaraditas marroquinos, que chegaram, ao contrário de outros grupos, acompanhados de mulher e filhos, o que já prenunciava o desejo de ficar. A presença judaica na Amazônia tem particular significado no processo de povoamento e desenvolvimento, pois foram eles os pioneiros em muitas atividades e se destacaram pela liderança e contribuição no campo econômico e social. A publicação dedica especial atenção às quatro gerações de judeus na Amazônia e mostra como o Brasil tornou-se a maior nação judaica do mundo com cerca de 16 milhões de judeus e cristãos-novos. A presença judaica na Amazônia carrega consigo a história do povo judeu, que vislumbrou a Eretz Amazônia com assinatura do Tratado de Aliança e Amizade de 1810, que entre outras coisas determinava que não haveria tribunal de inquisição no Brasil.
Resto do Post

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O Dia em que De Gaulle escolheu a guerra

Charles De Gaulle. Como é que este General a título provisório, Secretário de Estado demissionário, fugitivo e não tarda condenado à morte, resolve ter o gesto que lhe permitirá encarnar toda uma nação? Como se tornou ele o último recurso da França em guerra? Esta é a história de um homem confrontado com o seu destino. Charles André Joseph Marie de Gaulle foi um general, político e estadista francês que liderou as Forças Francesas Livres durante a Segunda Guerra Mundial.
Resto do Post

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Annihilation - A Destruição dos Judeus da Europa Epis.03

Alemanha, 1933. Adolf Hitler, à frente do Partido Nazista, acaba de se tornar chanceler e se depara conduzindo uma república no auge de uma crise econômica e de uma inflação galopante. Ele usou o culto à personalidade nutrido por seu líder de propaganda Joseph Goebbels, que espalhou a ideologia xenófoba e antissemita dos nazistas, que Hitler divulgava desde a Primeira Guerra Mundial e reforçou em Mein Kampf: os judeus, ele alegava, eram parte de uma conspiração internacional contra a Alemanha. Ele usaria o poder do estado alemão, que havia se tornado o Terceiro Reich em 1934, para progressivamente excluir os 600.000 cidadãos alemães de origem judaica da sociedade, primeiro forçando-os a imigrar e em seguida aniquilando-os. A partir de 1933, os judeus foram proibidos de ter empregos que envolvessem contato com o público, o que incluía atores, jornalistas, músicos, e, mais tarde, professores universitários. Goebbels separou livros de autores que os nazistas consideravam degenerados e os queimou em praças públicas em maio de 1933. Como empresas e lojas judaicas ainda estavam dentro da lei, em abril de 1933 Goebbels pediu um boicote. Foi um fracasso. Mas depois de dois anos de propaganda, a ideia começou a entrar na mente da população, que passou a pensar que os judeus eram um grupo separado na sociedade alemã e que a segregação imposta a eles era justificada: eles não tinham mais lugar na Alemanha. A violência física contra os judeus começou a se tornar uma prática comum no verão de 1935, e mesmo o grande número de extrações deixava a sociedade indiferente. Enquanto isso, no ministério do interior, advogados nazistas definiam o que significava ser judeu, identificando, assim, quem deveria ser excluído. As leis de Nuremberg de setembro de 1935 retiraram a nacionalidade alemã dos judeus do país. Dali em diante, os serviços secretos, a polícia do país e a polícia do partido político, todos sob ordens de Himmler, tornaram-se a ponta da lança da política antissemita do Terceiro Reich.
Episódio 03 - A Máquina Nazista
Até junho de 1940, a Alemanha nazista já tinha atacado a Noruega e a Dinamarca, 
invadido a Bélgica e a Holanda, atravessado a Linha Maginot e ocupado Paris. 
A França estava dividida em duas: ao norte da linha de demarcação estava a zona 
ocupada pela Alemanha, e ao sul estava a área liderada por Marechal Pétain, 
cuja sede do governo era na cidade central de Vichy. O regime de Vichy muito 
rapidamente - em outubro de 1940 e sem pressão alemã - aprovou as primeiras 
leis sobre os judeus. Com a primeira lei, prefeitos da região sul tinham o 
direito de prender judeus estrangeiros e refugiados em acampamentos, para os 
quais o regime nazista deportava judeus da Renânia e da Vestfália. 
O ministro do exterior alemão tinha inicialmente planejado deportar judeus 
alemães para Madagascar, e Heydrich instruiu Eichmann a desenvolver um plano, 
mas esta ideia foi rapidamente abandonada. Depois da capitulação francesa, 
propagandas nazistas em que judeus eram comparados a ratos eram veiculadas em 
todos os cinemas do continente, da Polônia até o Canal da Mancha, da Noruega 
até a Itália. A Grã-Bretanha de Winston Churchill estava firme. Para o Terceiro 
Reich, os territórios a serem conquistados estavam ao leste, na URSS, que era 
sua aliada desde o pacto de Ribbentrop-Molotov em 1939. De acordo com os planos 
alemães, Moscou cairia em questão de semanas, e os judeus seriam deportados para 
a Sibéria. Para Hitler, era uma guerra ideológica. Em 21 de junho de 1941, 
exércitos alemães entram em solo soviético, através dos Países Bálticos e 
pela Ucrânia. Uma série de pogroms aconteceu, como em Kaunas em julho de 1941. 
E os Einsatzgruppen, que em 1939 tinham eliminado as elites polonesas, foram 
enviados para caçar judeus e comunistas no início da Wehrmacht, que avançava 
com força total. As terras conquistadas caíam sob as forças nazistas de início, 
e homens judeus com idade entre 16 e 40 anos eram baleados. Nos dias 29 e 30 de 
setembro de 1941, eles metodicamente atiraram em 33.000 homens, mulheres e 
crianças em Babi Yar, perto de Kiev.
Resto do Post

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Angels One Five - Esquadrão de Anjos

Este semi documentário, que traz estrelas como Jack Hawkins e John Gregson, é um olhar sobre a vida de um esquadrão de caças da RAF durante a Batalha da Grã-Bretanha. Situado no Verão de 1940, o esquadrão de caças se vê no meio da Batalha da Inglaterra quando tem que assumir a frente de defesa sobre a onda maciça de caças da Luftwaffe e bombardeiros que têm a intenção de quebrar as defesas da Grã-Bretanha como um preludio para a invasão alemã. Sem a bravura desses pilotos a Grã-Bretanha poderia ter sido invadida.
Resto do Post

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Churchill's Secret

O longa se passa durante o verão britânico de 1953. Churchill, então com 70 anos de idade e eleito primeiro-ministro pela segunda vez, sofre um derrame que quase o leva à morte e que é mantido em segredo do público. O drama é narrado do ponto de vista de sua enfermeira, Millie Appleyard, e mostrará a batalha de Churchill por sua recuperação. Enquanto sua mulher, Clementine Churchill, tem esperanças de que a doença force o marido a se aposentar, seus colegas na política começam a articular sua sucessão.

Filme Churchill’s Secret torrent – O longa se passa durante o verão britânico de 1953. Churchill, então com 70 anos de idade e eleito primeiro-ministro pela segunda vez, sofre um derrame que quase o leva à morte e que é mantido em segredo do público. O drama é narrado do ponto de vista de sua enfermeira, Millie Appleyard, e mostrará a batalha de Churchill por sua recuperação. Enquanto sua mulher, Clementine Churchill, tem esperanças de que a doença force o marido a se aposentar, seus colegas na política começam a articular sua sucessão.Resto do Post

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

PBS - Civil War - Guerra Civil

A mais bem sucedida minissérie de televisão que aborda a história americana. A guerra civil com 11 horas de duração, não apenas cativa uma nação, recriando e contando a história em termos narrativos; ela realmente também inventa uma nova linguagem cinematográfica através de seu criador Ken Burns. Quando as pessoas citam documentários usando a "abordagem de Ken Burns," o estilo é entendido automaticamente: narradores lendo cartas e documentos dramaticamente com informações do escritor em sua conclusão, imagens ao vivo referente a lugares fazendo o contraponto com imagens fixas (fotografias, pinturas, mapas , gravuras), entrevistas anedóticas, e partituras musicais românticas datadas da época que ele retrata. A Guerra Civil usa todos estes dispositivos para evocar atmosfera e ressuscitar um evento que muitos só conheciam dos livros de história obsoletos. Enquanto Burns é um historiador, pesquisador e um documentarista, ele é acima de tudo um contador de histórias talentoso, e seus poderes narrativos que dão a esta crónica sua beleza, emoção avassaladora, e horror devastador. Usando as palavras de cartas antigas, eloquentemente lidas por uma variedade de celebridades, as histórias de historiadores como Shelby Foote e raras, fotos manchadas, Burns, nos permite não só reaprender e, finalmente, compreender a história da Guerra Civil Americana, mas também sentir e experimentar todo o contexto histórico vivido naquela época.
 Série composta de 9 episódios legendados PT-BR
Episódio 1: The Cause
Episódio 2: A Very Bloody Affair
Episódio 3: Forever Free
Episódio 4: Simply Murder
Episódio 5: The Universe of Battle
Episódio 6: Valley of the Shadow of Death
Episódio 7: Most Hallowed Ground
Episódio 8: War is All Hell
Episódio 9: The Better Angels of Our Nature
Resto do Post

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

American Guerrilla in the Philippines - Guerrilheiros nas Filipinas

Durante a II Guerra Mundial, três soldados americanos querem retomar as Filipinas do domínio japonês, mas durante a viagem, os três acabam ficando sem comunicação e não conseguem voltar.
Resto do Post